Clínica de recuperação voluntária: porque buscar o tratamento

Clínica de recuperação voluntária: porque buscar o tratamento

Clínica de recuperação voluntária: porque buscar o tratamento

Geralmente as pessoas que não aceitam tratamento estão em um estágio em que mais precisam. Mas o que fazer para que a situação não chegue a um estágio crítico em que a internação involuntária seja necessária? Neste caso, uma conversa franca da família com a pessoa dependente de álcool ou outras drogas para que faça o tratamento em uma clínica de recuperação voluntária possa ser o melhor caminho.

Indicada para pessoas que estão, de certa forma, conscientes do problema e aceitam fazer o tratamento, uma clínica de recuperação voluntária, como a Clínica de Recuperação Saúde Premium, dispõe de todos os recursos necessários para a reabilitação do paciente. A instituição oferece assistência especializada para ajudar o paciente nas crises de abstinência, evitando a desistência do tratamento, e no decorrer do processo, em que as intervenções terapêuticas ajudam no progresso da restituição de sua saúde e bem estar.

Quando o paciente é convencido por pessoas próximas – ou quando ele mesmo chega à conclusão – de que o tratamento é o melhor caminho, os índices de sucesso aumentam consideravelmente.

Já na clínica de recuperação, tudo é feito às claras. Desde o momento em que o paciente é acolhido para a internação, ele recebe o cuidado dos profissionais que explicam passo a passo para ele para sua família, de maneira detalhada, como é feito o tratamento, quais os objetivos, as normas, as abordagens.

Logo no início, a equipe terapêutica procura orientar e dar uma nova perspectiva para o paciente, incentivando a mudança, mobilizando para as atividades, auxiliando-o para que possa ter o entendimento sobre o impacto do uso de drogas em sua vida e, por outro lado, ressaltando os aspectos positivos da abstinência.

Antes de internar um paciente, entretanto, procure saber se, como a clínica de recuperação Saúde Premium, a instituição é aprovada perante os órgãos públicos e se os profissionais são devidamente habilitados para a realização do tratamento.

Por que uma clínica de recuperação voluntária é necessária?

De maneira geral, a pessoa que usa drogas tem dificuldade de enxergar com clareza os prejuízos aos quais está exposto. Ainda que os efeitos negativos sejam óbvios, costuma dizer que pode parar de usar sozinho e quando quiser.

Porém, graças aos avanços científicos na área, sabemos que não é bem assim. A falta da substância no organismo causa ansiedade, irritação, depressão, entre outros sintomas da abstinência que dificultam o sucesso na recuperação sem a ajuda profissional.

Por este motivo, há necessidade de assistência profissional e técnicas para conduzir a recuperação de forma tranquila e segura.

Ok, mas como convencer a pessoa a se tratar?

Falar sobre tratamento não é uma tarefa fácil. Você já deve ter visto em filmes e séries em que as pessoas se reúnem e, às vezes com cartazes, anunciam a intervenção do paciente. Não precisa ser assim, não precisa ser de uma vez. Basta haver sinceridade, empatia, compaixão e noção da realidade.

De acordo com experiências de pais, mães, esposas, filhos, maridos, algumas atitudes são importantes. Veja:

  • Converse abertamente sobre o assunto, evitando julgamentos precipitados. Demonstre, acima de tudo, que sua intenção é ajudar.
  • Diga que o tratamento conduzido por profissionais é a melhor alternativa e que sua atitude ao sugerir a possibilidade é a melhor forma de amor e carinho a demonstrar a esta pessoa.
  • Desta forma, é muito mais fácil convencer a pessoa de que ela precisa de ajuda profissional para vencer a dependência química.