Clínica de reabilitação para alcoólatras

Clínica de reabilitação para alcoólatras

Clínica de reabilitação para alcoólatras

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Cerca de 3,3 milhões de pessoas no mundo morrem todos os anos em decorrência do abuso de álcool, seja por complicações do uso, seja por outros motivos, como acidentes após o consumo. Além disso, o uso abusivo causa 350 doenças, físicas e psiquiátricas, e torna dependente um em cada dez usuários. Esta estatística, em si, já seria motivo suficiente para justificar a procura por uma clínica de reabilitação para alcoólatras. Mas tem muito mais.

 

Alcoolismo atinge 10% da população

De acordo com o Ministério da saúde, o alcoolismo atinge 10% da população em um ou outro grau de gravidade. E o problema começa cedo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas começam a beber aos 11 anos de idade.

Estima-se, segundo o 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas apresentam critérios para dependência de álcool nos 12 meses que antecederam a pesquisa.

 

Alcoolismo é a doença que mais mata e a que mais provoca doenças

Estudos sobre alcoolismo da Organização Mundial de Saúde trazem dados desafiadores para quem atua no tratamento da dependência de álcool:  a cada 12,5 unidades de álcool consumidas acima da recomendação máxima do sistema de saúde (ou seja, 12,5 após as 14 unidades semanais), o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) aumenta em 14%; de hipertensão, 24%; de ataques cardíacos, 9%, e de aneurisma fatal da aorta, 15%.

Além disso, veja abaixo algumas das principais consequências trazidas pelo abuso do álcool:

  • Acidentes
  • Hemorragias e hepatites;
  • Degeneração dos ossos
  • AVC, lesão cerebral
  • Câncer
  • Disfunção sexual
  • Doenças do fígado, pâncreas e esôfago

 

O alcoolismo desestrutura famílias

Além dos problemas para o usuário, as pessoas ao redor também sofrem com a doença, sendo atingida com o adoecimento psicológico, emocional, espiritual e desagregação de todo o sistema familiar.

Por se tratar de um produto lícito, comercializado facilmente e com níveis de preço bastante elásticos, o álcool afeta a economia da família. Pessoas com problemas com álcool costumam gastar grande parte do salário com bebidas alcoólicas, desestruturando o orçamento dentro de casa.

Por outro lado, para o alcoólatra, a bebida passa a ser a prioridade. Isso significa menos tempo dedicado à família, ao trabalho, às atividades sociais. A perda parcial ou total da responsabilidade se torna uma realidade cada vez mais próxima.

Não podemos deixar de lado a dor do familiar que vê seu pai, sua mãe, seu filho com problemas graves com a bebida se deteriorando dia após dia. Idas e voltas ao pronto atendimento, socorro toda vez que o familiar está sob o efeito crítico de álcool, glicose na veia para que a pessoa volte ao normal, coma alcoólico, todas estas são situações frequentemente relatadas por familiares.

A violência dentro de casa costuma ser outra consequência que não pode ser ignorada.

 

Razões para buscar tratamento em uma clínica de reabilitação para alcoólatras

Diante de todas as questões relatadas, não há dúvidas: buscar tratamento em uma clínica de reabilitação para alcoólatras é a melhor alternativa para pessoas com problemas com álcool. Veja algumas razões que confirmam esta tese:

 

1 – Uma pessoa reabilitada aumenta a expectativa de vida em até 20 anos;

2 – Quanto mais cedo buscar o tratamento para alcoolismo, maiores as chances de reabilitação;

3  – Hoje há disponibilidade de tratamento para o alcoolismo sem internação para dependências mais leves;

4 – O tratamento é cada vez mais profissional;

5 – Nas clínicas de reabilitação para alcoólatras, o paciente costuma encontrar pessoas com histórias parecidas. A força para a reabilitação, em conjunto, se torna um motivo a mais para conquistar o objetivo;

6 – Preservar a vida do paciente é o maior gesto de amor que um familiar pode demonstrar;

 

Se você tem alguém dentro de casa que sofre com alcoolismo, não espere mais. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar.