Quais são as causas do alcoolismo?

Quais são as causas do alcoolismo?

Como acontece com todas as condições de saúde mental e outros tipos de dependência , é difícil identificar uma única causa para a dependência do álcool . A pesquisa indica que é provável que haja uma série de fatores contribuintes que podem levar você a desenvolver um vício em álcool, que pode ser de natureza genética e ambiental.

Na nossa clínica de recuperação saúde premium nossos especialistas em tratamento de dependência de álcool podem ajudá-lo a identificar as causas subjacentes e os gatilhos para sua dependência de álcool, capacitá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis ​​para o futuro e dar passos em direção a uma recuperação completa e sustentável.

As possíveis causas da dependência do álcool podem incluir:

Genética

A pesquisa sugere que você corre um risco maior de desenvolver dependência de álcool se tiver um membro da família próximo com um vício, como um pai ou irmão. Isso pode ser devido a fatores genéticos e aos componentes hereditários associados à dependência do álcool, mas também pode ser devido a influências ambientais e ao resultado de testemunhar o consumo excessivo de álcool em casa, o que serviu para normalizar esse comportamento.

Saúde mental

Se você já está lutando contra um problema de saúde mental não tratado, como ansiedade ou depressão , pode correr um risco maior de desenvolver dependência de álcool. Isso ocorre porque muitas pessoas optam por se automedicar com álcool como forma de tentar reduzir seus sintomas de ansiedade ou depressão, que podem piorar o bem-estar físico e mental com o tempo.

Eventos da vida

Eventos estressantes na vida, como luto , perda do emprego, vivência de um evento traumático ou luta contra problemas financeiros, também foram relacionados ao desenvolvimento da dependência do álcool. De forma semelhante às condições de saúde mental não tratadas, o estresse e o trauma que envolvem esses tipos de eventos podem levar os indivíduos a se automedicarem com álcool, o que pode levar ao desenvolvimento de um vício prejudicial.