A importância da clínica de recuperação masculina

A dependência química aflige cada vez mais mulheres no Brasil, que há algum tempo vêm consumindo substâncias lícitas ou ilícitas em volume cada vez maior. Porém, os homens ainda são maioria no que diz respeito ao uso e abuso de substâncias entorpecentes, o que justifica o número de clínicas de recuperação masculina e sua importância no Brasil.

São muitos os fatores que nos dão pistas a respeito do desequilíbrio numérico em relação à dependência química no que diz respeito ao gênero. De modo geral, homens são mais vulneráveis às drogas por questões culturais: são influenciados e encorajados desde bem jovens a consumir e a serem fortes em relação à bebida, por exemplo; são expostos às drogas na adolescência com muito mais facilidade; os homens também são mais vulneráveis ao tráfico, o que também acaba sendo associado ao uso de substâncias psicoativas; em muitos casos, o jovem do sexo masculino só é aceito em determinados grupos se consumir determinada bebida ou fazer uso de entorpecentes, e ele se submete a isso para ser inserido entre estes amigos ou para não se sentir com o “orgulho ferido”.

Este comportamento é traduzido em números. Segundo o 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas (LNUD), estudo conduzido por instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para cada 3 mulheres usuárias, há 10 homens que consomem substâncias químicas. A maior parte das pessoas que usam drogas tem idade entre 18 e 24 anos.

As drogas influenciam diversas áreas da vida pessoal, escolar, afetiva e profissional, além de serem fatores preponderantes na geração de conflitos familiares e desordens na sociedade. Tanto homens quanto mulheres são vulneráveis aos efeitos do uso abusivo de drogas, embora pessoas do sexo masculino tenham mais oportunidade e estejam mais expostos à oferta de substâncias.

Este cenário explica porque há muito mais unidades de clínicas de recuperação masculinas em relação a centros femininos – embora seja inegável a necessidade de mais instituições que cuidem de mulheres.

 

Sobre o tratamento na clínica de recuperação masculina

 

Neste contexto, a clínica de recuperação masculina é uma grande aliada da família que possui um filho, um pai ou um irmão dependente de drogas.

Somente na clínica de reabilitação, como a Clínica de Recuperação Saúde Premium, é que o indivíduo recebe todo o cuidado necessário para começar a vislumbrar uma nova vida.

Na nossa clínica de recuperação, após a internação voluntária é realizado a desintoxicação, ao mesmo tempo em que o paciente começa a receber o atendimento de terapeutas e psicólogos que o motivam a pensar em sua própria vida por outra perspectiva. É na clínica que ele conhece o processo pelo qual a influência das drogas é dia a dia mais determinante em suas ações. No tratamento ele passa a enxergar, graças aos profissionais, como ele é capaz de se reabilitar, garantindo seu bem estar e o relacionamento saudável com sua família, seus amigos e pessoas de seu convívio.

Por isso, quando há homens que abusam de álcool e de drogas dentro da família, profissionais, terapeutas e psicólogos recomendam buscar o tratamento em uma clínica de recuperação masculina.

Precisa de Internação Involuntária? Saiba Mais em : Clínica de Recuperação com Internação Involuntária  Procedimento legal indicado para os casos mais graves de dependência química, com todos os registros exigidos.